Como Instrutor
de Trânsito os desafios não são diferentes de toda atividade com público. O
público é diferenciado por várias e de várias formas, fazendo assim com que o
profissional tenha que se desdobrar e se adequar para as mais diversas
situações. Em todo o meu tempo de
experiência nesta atividade pude observar uma simples variação de objetivo de
cada candidato a primeira habilitação, existindo assim três tipos de alunos em
uma única sala de aula.
O primeiro é
aquele que chega pra se matricular e quer rapidez no processo, sendo de
interesse apenas a carta de habilitação, esse não dá muito valor no conteúdo didático,
podendo montar grupos para debaterem assuntos diferentes do que se está sendo
explicado na sala ou simplesmente não faz amizades e nem compartilha
experiências vividas.
O segundo é
aquele que está ali de certa forma forçado pelo pai, mãe ou qualquer outra
pessoa, não liga muito para o tempo do processo e nem para o conteúdo. Como o primeiro, vai criar grupos pra assuntos
diversos ou simplesmente não faz parte da turma, até arrisca sair mais cedo e
falta muito, não tem muito interesse na turma, pois sente que não faz parte
daquele mundo.
Já
o terceiro é aquele que não se importa com o tempo de processo nem se mostra
muito incomodado com pequenos erros no centro de formação. Esse terceiro aluno
está muito interessado a conhecer, absorver e transmitir conteúdos e
experiências. Esse candidato muitas vezes já tem um conhecimento prévio
fundamental para o seu processo. O seu objetivo é aprender mais e mais para
poder pôr em pratica tudo o que aprendeu, no seu dia a dia. Preocupa-se muito
com as regras tornando-se assim um excelente candidato a condutor
habilitado.
Partindo de
todas essas afirmativas podemos concluir que, independentemente de qualquer que
seja o objetivo do aluno temos que ter amor, dedicação e profissionalismo no
âmbito profissional, respeitando diferenças religiosas, culturais, sexuais, hierárquicas,
raciais e qualquer outra que seja.
Trabalhar como Instrutor de Trânsito não
é fardo é gratificação.
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