quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

GESTOS DO AGENTE DE TRÂNSITO E DO CONDUTOR


Agentes de Trânsito

Os gestos dos agentes de trânsito correspondem a movimentos convencionais de braço, para orientar e indicar o direito de passagem dos veículos. A sinalização dos agentes prevalece sobre as regras de circulação e as normas definidas por outros sinais de trânsito.



Sinal
Significado


Ordem de parada obrigatória para todos os veículos. Quando executada em interseções, os veículos que já se encontrem nela não são obrigados a parar.


Ordem de parada para todos os veículos que venham de direções que cortem ortogonalmente a direção indicada pelos braços estendidos, qualquer que seja o sentido do seu deslocamento.


Ordem de parada para todos os veículos que venham de direções que cortem ortogonalmente a direção indicada pelo braço estendido, qualquer que seja o sentido do seu deslocamento.


Ordem de diminuição da velocidade.


Ordem de parada para os veículos aos quais a luz é dirigida.


Ordem de seguir.

As ordens emanadas por gestos de agentes de trânsito prevalecem sobre as regras de circulação e as normas definidas por outros sinais de trânsito.

Sinal Sonoro

Sinal
Significado
Utilização
Um silvo breveAtenção SIGA.Mudar a direção do trânsito.
Dois silvos brevesPARE.Fiscalização de documentos ou outros fins.
Três silvos brevesAcenda o farol.Sinal de advertência. Obedeça à intimação.
Um silvo longoDiminua a marcha.Diminuir a marcha dos veículos.
Dois silvos longosTrânsito impedido em todas as direções.A aproximação do corpo de bombeiros, ambulância, veículos da polícia, de tropas, de funerais ou representações de oficiais.
Três silvos longosMotoristas a postos. Os motoristas que estão fora do carro devem sentar-se ao volante.Nos estacionamentos, à porta de teatros, campos desportivos, etc.


Condutores


Os gestos do condutor dos veículos são realizados com o braço esquerdo para sinalizar suas intenções de mudança de direção, redução brusca de velocidade ou parada.




Dobrar à esquerda
Dobrar à direita
Diminuir a Marcha
ou Parar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS, CRÍTICAS E ELOGIOS